XXIV CONFASUBRA chega ao fim; veja o depoimento da delegação do ASSUFOP

O XXIV CONFASUBRA chegou ao fim neste domingo (21/05), com a Eleição da Direção Nacional e Conselho Fiscal da Federação. Participaram do Congresso 1043 delegadas e delegados, de 49 entidades de base de diversas instituições federais públicas de ensino. Na noite de sábado (20), durante a Plenária Final do Congresso, os delegados rejeitaram o marco fiscal (PLP 93/2023), proposto pelo governo federal, que limita os gastos públicos em áreas sociais.


A delegação do Sindicato ASSUFOP, que participou do Congresso, foi composta pelos delegados: Adilson Raimundo Ribeiro; Eliane Aparecida Lima e Silva; Fabio Luiz Martins da Silva; Felipe da Fonseca Martins; Francisco de Paula Coelho; Geraldo Cesar Ferreira; Jequiana Auxiliadora Lessa Agostinho; Luiza de Marillac dos Reis; Maurilio Marcos da Conceição e Vicente de Paula Cândido. Eles defenderam a tese “Movimento independente do Sindicato ASSUFOP pela base”. O delegado Felipe Martins foi eleito como suplente da diretoria de administração e finanças da Federação, e Adilson Ribeiro como conselheiro fiscal suplente. A posse dos novos representantes será realizada na próxima plenária.

A delegação do ASSUFOP produziu um relato avaliando esses cinco dias de evento. Confira abaixo:

“Os delegados do Sindicato ASSUFOP avaliam que o XXIV CONFASUBRA foi o mais desorganizado entre todos. O custo financeiro altíssimo não teve o retorno correspondente. As delegações tiveram problemas sérios com hospedagem, algumas sendo alojadas em hotéis diferentes do anunciado, distantes do local do Congresso, sem a infraestrutura para deslocamentos. O momento do credenciamento foi caótico, não havia sinalização de onde deveríamos ficar, que fila enfrentar. Os delegados ficaram sem as pastas. A nota da comunicação dos responsáveis pela organização com os delegados foi zero.

Não houve preocupação nenhuma com a categoria dos TAE’s aposentados, ou 60+, não havendo nenhum tipo de prioridade nos temas dos debates, nas refeições ou qualquer tipo de acessibilidade para quem necessitasse.

Foi importante a nossa base ter comparecido com uma delegação tão representativa, relativamente ao nosso tamanho. A apresentação de tese própria foi um marco. Companheiros de outros sindicatos elogiaram a iniciativa e até manifestaram interesse na construção de uma tese abrangendo mais entidades para um próximo congresso. O delegado Adilson brilhou na defesa da tese, nos honrou!

Avaliada a correlação de forças, nos unificamos em uma chapa, que elegeu, além de uma coordenação geral, 6 coordenadores e um conselheiro fiscal. O delegado Felipe ficou na suplência da coordenação de administração e finanças, e o Adilson na suplência do Conselho Fiscal. Vale destacar o importantíssimo posicionamento do CONFASUBRA contra a proposta de arcabouço fiscal apresentada pelo governo”.

Os destaques dos demais dias do Congresso podem ser acessados clicando aqui. A FASUBRA informou que disponibilizará em breve o plano de lutas da categoria aprovado durante o evento.

Fotos: FASUBRA Sindical

 

2 comentários sobre “XXIV CONFASUBRA chega ao fim; veja o depoimento da delegação do ASSUFOP

  1. Foi una experiência e tanto. Agradeço aos colegas da delegação pelo aprendizado e aos colegas da Ufop que confiaram em nós para esta missão, que trouxe ótimos resultados. Valeu gente!

  2. Foi muito importante estarmos participando do CONFASUBRA, para que nosso sindicato continue sendo respeitado pelo objetivo principal de sempre lutar em favor da nossa categoria.
    Houve nesse CONFASUBRA, momentos importantes, como: mudanças no estatudo; trabalhos em grupos; escolha das pautas de luta para próximas plenárias e etc.
    Foi um concresso que valorizou bastante a diversidade, haja visto que a coordenação geral, foi composta por mulheres, houve também coordenadores eleitos que fazem parte do grupo lgbtqia+, pessoas negras também compondo coordenações, e o mais importante para nós do ASSUFOP, foi a defesa da tese, onde através da qual, fomos respeitados e procurados para formar alianças e compor chapas. Outro ponto bom foi os debates na mudança de estatuto, onde vários companheiros e companheiras novos, tiveram coragem em expor seus pensamentos, mostrando suas intenções de luta para a categoria. Enfim agradeço a oportunidade em participar do CONFASUBRA, onde podemos sentir o fervor da luta sindical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *