Mobilização “Fora Saneouro” acompanha entrega do relatório da CPI

Na tarde desta quinta-feira (7) a população ouro-pretana mobilizada acompanhou a entrega do relatório da CPI sobre a Saneouro pelas mãos dos vereadores ao Ministério Público e ao prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. A caminhada se concentrou na Praça Tiradentes, se deslocou para a sede do Ministério Público e terminou na Prefeitura de Ouro Preto.

Com faixas, bandeiras e palavras de luta como “Fora Saneouro, a água é do povo” os moradores denunciaram a privatização do recurso hídrico da cidade e exigiram o fim da Saneouro, um consórcio de empresas privadas indianas. Antes, a distribuição e gestão da água era feita pela autarquia Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae-OP).

O relatório, que investigou o processo de licitação da transferência da gestão hídrica, pede a suspensão imediata do contrato. Por meio de uma lei complementar, em dezembro de 2019, o prefeito à época, Júlio Pimenta (MDB), extinguiu o serviço da Semae e, a partir de janeiro de 2020, os sistemas de água e esgoto passaram a ser administrados e operados pela Saneouro.

A CPI indiciou ex-prefeito de Júlio Pimenta por improbidade administrativa. Os trabalhos da Comissão tiveram início no dia 20 de maio com a primeira reunião em que foram escolhidos Matheus Pacheco (PV) como presidente; Naércio França (Republicanos) como vice; e Renato Zoroastro (MDB) como relator.

O protesto foi organizado pelo Comitê de Mobilização de Trabalhadores e Estudantes da Região dos Inconfidentes, e contou com a participação de sindicatos – como o ASSUFOP –, associações de bairros, lideranças comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais. Foi a terceira caminhada pelo “Fora Saneouro” na cidade. Confira as fotos da manifestação:

Um comentário sobre “Mobilização “Fora Saneouro” acompanha entrega do relatório da CPI

  1. Se a população ouropretana é tão competente para cuidar da sua água por que costumam jogar lixo em seus rios? Se a SEMAE-OP era tão boa assim, por que até hoje o sistema de esgoto de Ouro Preto é tão ruim quanto há 300 anos? Ora, se a SANEOURO resolver o problema de distribuição de água e tratar 100% do esgoto de Ouro Preto, pois que fique por muitos anos e que o povo pague o que tem que pagar. Água não tem que ser de graça, pois há custo para tratá-la, além do mais, o povo de Ouro Preto já provou não dar valor a água que tem. Estão sempre desperdiçando e jogando lixo e esgoto em seus rios. Se a SANEOURO resolver isso, pago com prazer o valor que ela cobrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *