Solidariedade e luta: FASUBRA realiza X Encontro de aposentados, aposentandos e pensionistas

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, Brasília-DF foi palco do X Encontro dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas promovido pela FASUBRA, um evento de grande relevância para debater os desafios enfrentados pelos idosos no Brasil. Entre as participantes, destacou-se a presença da associada e ex-presidenta do ASSUFOP, Luiza de Marillac.

Foram três dias repletos de debates e discussões que abordaram temas fundamentais para a vida cotidiana dos aposentados, aposentadas e pensionistas, incluindo questões familiares, sociais, profissionais e os direitos adquiridos ao longo de suas carreiras.

O tema central do evento, “Viver é ter respeito, liberdade e amorosidade”, lançou luz sobre a realidade das pessoas idosas no Brasil. Durante as palestras, foi evidenciado como o etarismo, aliado a diversas formas de violência, resulta em um nível alarmante de preconceito, negando a muitos idosos o direito de envelhecer com liberdade, autonomia e acesso a políticas públicas que atendam às suas necessidades com dignidade e respeito.

Foto: Luiza de Marillac com a deputada federal Erika Kokay (PT-DF)

Luiza de Marillac, em sua participação, destacou a organização do evento, fazendo menção especial às coordenadoras Elma, Maria Tereza e ao coordenador Mozart. Além disso, elogiou o alto nível das palestras e a participação ativa de todos os presentes, que não pouparam perguntas e avaliações:

“Elogiável a organização do Encontro, com destaque para as coordenadoras da pasta Elma e Maria Tereza e o coordenador Mozart. Bom nível das palestras, muita participação de todos com perguntas e avaliações. Muitas queixas relacionadas ao endividamento com consignados devido à defasagem salarial, falta de condições de atendimento de saúde e aquisição de medicamentos. A legislação que rege os planos de saúde dificulta ou impossibilita a permanência dos idosos nos planos; o auxílio à saúde complementar, muito defasado, não oferece condições de permanência nos planos. Há uma demanda muito grande para que o auxílio à saúde não seja condicionado à adesão a um plano de saúde. Há também demanda por auxílio alimentação. Muita ênfase na questão da falta de estrutura estatal para o cuidado com a pessoa idosa. Se a família não tem disponibilidade para amparar um idoso com dificuldades ou doente, muitas vezes ele é ‘jogado’ em casas de longa permanência que são um horror.

Foi aprovada sem ressalvas a indicação para a plenária de que não seja negociada ou aceita nenhuma proposta salarial ou de nova carreira que exclua os aposentados.

Por proposição minha, foi aprovado que o jurídico da Fasubra apresente arguição legal para que o Estado Brasileiro cumpra efetivamente o que prevê o estatuto da pessoa idosa, quando diz que ‘Art. 8º – O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente. Art. 9º – É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.’

Os comentários feitos nas postagens das redes sociais da Federação sobre o encontro demonstram o grande preconceito de parte da categoria para com os aposentados. Tristeza!”

Resumo das atividades
O X Encontro dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas da FASUBRA foi marcado por uma variedade de temas e discussões ao longo de três dias. No primeiro dia, o evento contou com a presença do Dr. Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos. Em sua fala, foi abordado o tema “Racismo e Etarismo”, preconceitos que afetam as pessoas idosas no Brasil. Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, outro tema relevante foi discutido: “Mulheres, o direito de envelhecer com liberdade, autonomia e direitos sociais”. A mesa foi composta pelas coordenadoras da FASUBRA, Maria Tereza Tavares Fujii, Elma Dutra, Eurídice Almeida, Ivanilda Reis e Loiva Chansis. Participaram da discussão Rosane Silva, Secretária Nacional da Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres, e a Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF).

No segundo dia, a primeira mesa formada abordou o tema “Carreira e Relações de Trabalho”. Os convidados foram Marcelo Rosa – Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA, Cláudia Lóssio – representante da Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA e Dr. Cláudio Santos – Jurídico da FASUBRA. Na parte da tarde, os trabalhos foram coordenados pela mesa “Planos de saúde, Previdência e Direitos Adquiridos”, com a participação da Dra. Luna Ramacciotti – Jurídico da SINTUFES.

No terceiro e último dia, as mesas de discussão abordaram temas que geraram grande engajamento, incluindo poesia, música e histórias de vida. A jornalista Laurence Noleto Alves, conhecida como Nonô, compartilhou sua emocionante história de vida, enquanto a professora de Educação Física, Marina Grassi, motivou os presentes a praticarem atividades físicas com alegria, promovendo uma qualidade de vida com saúde física e mental.

O X Encontro dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas da FASUBRA foi um evento fundamental para conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas no Brasil e promover a solidariedade entre os aposentados e aposentadas. A luta pela garantia dos direitos e pelo combate ao preconceito e à discriminação etária continua, e o Sindicato ASSUFOP se mantém firme nesse propósito.

Confira os vídeos do evento no Instagram da FASUBRA: https://www.instagram.com/fasubrasindical/

*Com informações da FASUBRA Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *