Comitê Central de Mobilização se reuniu na sede do ASSUFOP neste terça-feira e articulou as próximas ações de luta na região dos Inconfidentes. Participam o presidente do Sindsfop, Mauro Fonseca; Débora Queiroz, presidenta da UBM; André Mayer, coordenador da Adufop e Sérgio Neves, presidente do ASSUFOP.
Confira os detalhes da reunião:
Reunião do Comitê Central de Mobilização
Data: 26/06
Local: ASSUFOP
Participantes: Sérgio Neves (ASSUFOP), André Mayer (Adufop), Mauro (SINDSFOP) e Débora (UBM).
Conforme decidido na última reunião do Comitê, este encontro iria discutir a estrutura da rede. Sérgio sublinhou a importância da restruturação do Comitê para fortalecer o envolvimento dos membros e articular novas ações. Sérgio propôs também a realização de um novo Seminário de Mobilização para movimentar novamente o Comitê.
Sobre as mobilizações para a provável greve geral no dia 10 de agosto: André e Sérgio ressaltaram que a data ainda está um pouco distante e não há uma indicação clara das Centrais e, portanto, deve-se esperar um pouco mais para acompanhar o cenário nacional.
Pensando na restruturação da organização, Débora sugeriu a criação de uma Carta de Compromisso do Comitê na qual as entidades integradas assinariam o documento se comprometendo com os pontos colocados.
Essa carta seria elaborada horizontalmente pelo próprio Comitê e apresentada aos demais membros.
André e Mauro sublinharam a importância de realizar um lançamento desta Carta, um evento com atrativos para o público (cursos, jantar, brindes, etc…) chamando a imprensa local. Grosso modo, uma inauguração dessa ‘nova cara’ do Comitê.
Todos os presentes concordaram com a proposta supracitada.
Mauro alertou sobre um tema que atrai a opinião pública da cidade: o processo de concessão do serviço de agua e esgoto em Ouro Preto. E sugeriu criar uma discussão sobre este tema no Comitê, pois trata-se de um assunto que atinge todos os moradores da cidade e traz visibilidade para as ações de mobilização da frente.
Sobre o Plano Diretor:
Foi destacado na reunião o atraso nas tarefas como confecção da carta aberta ao povo de Ouro Preto, bem como o agendamento da audiência pública na Câmara para tratar da proposta.
Débora se ofereceu para auxiliar no trabalho sobre o plano diretor. Ela já fez um curso sobre o tema e propôs coordenar, juntamente com outros profissionais da área, um workshop, ou palestras na capacitação popular para criação do plano diretor para Ouro Preto. A sugestão foi aceita.
Encaminhamentos:
Realização da Carta Compromisso do Comitê Central de Mobilização
Planejamento do Lançamento desta Carta
Retomada dos trabalhos a respeito do Plano Diretor em Ouro Preto
Acompanhamento das articulações nacionais sobre a provável greve geral no dia 10 de agosto
Próxima reunião: 10 de julho, na sede da ADUFOP, às 10h.